sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CONTEMPLAR O BELO-COMO CONTROLAR SUAS EMOÇÕES SEGUINDO A PALAVRA DE DEUS

Reeditei a minha mente através da palavra de Deus para aprender a tirar de tudo o que vem a minha vida, o que é bom, e lançar fora o que não é. Da mesma maneira, a olhar para todas as coisas deste mundo e contemplar a parte bela que existe nelas.
Eu posso dizer que para uma co-dependente, até que tenho crescido e  desenvolvido minhas novas atitudes, as coisas novas que tenho aprendido com minha perseverança , minha busca em ser uma pessoa melhor. 
Hoje mesmo, compartilhando com uma amiga, falamos sobre como Deus tem cuidado de nós nas mínimas coisas. Meu marido trabalha como coordenador em uma Comunidade Terapêutica em uma outra cidade, nos vemos , quando ele vem para a casa e passamos juntos, em família, o final de semana a cada 15 dias. Falei em como tenho visto as belezas de Deus na vida do meu marido e na nossa família, mas principalmente na dele. Para muitas outras pessoas que não vivem os problemas da doença da Dependência química, pode ser que não seja nada, pode parecer besteira, mas para mim e milhares de outras esposas, mães, filhos e filhas, amigos, pais,que vivemos na pele muitas dores, perdas e medos, é extremamente significativo e maravilhoso!
É maravilhoso vê-lo ir e vir, sóbrio, responsável e se sentindo valioso(como de fato ele é, e sempre foi, mas que as drogas haviam tomado dele!).
Muito mais que isso, é grandiosos vê-lo não mais se drogando!
Essa é a parte mais bela da doença que meu marido vivia: Tem nos mostrado o quanto é bom viver sem ela!!!!
Mas existem muitas outras belezas nisso tudo, por exemplo, a alegria contagiante da minha sogra  e do meu sogro ao ver o filho sem drogas, cuidando da família, sendo útil para outras vidas, levando a mensagem, através da sua própria vida, de que é possível viver sem as drogas se assim desejar e se esforçar e crer . (tudo é possível ao que crê . Marcos 9:23)
E muitas outras belas coisas tenho contemplado.
Antes, o quadro era de tristeza, dor, negritude...Quase não havia esperança, até porque a estatística é cruel com relação ao dependente químico,doença incurável,  sem muitas chances de recuperação, 1 em 100...enfim, eu não tinha muitos motivos para me alegrar, nem para esperar. O lado "feio" me foi apresentado sem dó nem piedade.
Eu, vivendo a doença dele, noites sem dormir, medos, angústias, estresse, responsabilidade dobrada, e todo o restante.
Um dia me descobri mais doente do que ele, mas nesse mesmo instante decidi me tratar. Não quis pagar pra ver e resolvi virar o jogo. Minha vida tinha que continuar e eu tinha muito pra viver, precisava" marchar", ir pra guerra, avançar. Não podia ficar ali, parada, esperando mais uma noite e um dia passar sem mudar nada. Alguma coisa em mim gritava por ação!
Entendi e aceitei que precisava me firmar naquilo em que acredito e ir em direção ao alvo.
Hoje eu sei que a partir do momento em que nossa mente, nossos pensamentos são transformados, as coisas ao nosso redor começam a mudar. Há uma força latente em nossos pensamentos, que podem nos mover para a vida ou não.
Resolvi aprender a contemplar as coisas belas que Deus me dava todos os minutos do meu dia, e que  por muitas vezes ou passavam desapercebidas ou só conseguia ver as suas imperfeições, suas "feiuras". Parei de ressaltar os defeitos dele, comecei a elogiar as virtudes. Parei de contar os dias em que ficava fora para usar drogas, e passei a contar as horas que em que estava em casa sem drogas.
Nas noites em claro, até chorava, mas também aproveitava para passar um tempo a sós com Deus, e a Lhe contar das minhas novas idéias, meus novos planos para ajudar meu marido.
Enfim, troquei as "feiuras" pelas "belezas". Optei pelo belo...
Assim como o negro faz com que o branco seja distinguido;
Ele existe, está lá, mas posso ver a luz por causa das trevas. Posso ver a cura por causa da doença, posso contemplar o belo, por mais feio que possa parecer. Nós temos a escolha em nossas mãos, ou melhor, em nossos olhos, em nossa mente. É uma questão de opção. 
Contemplo o belo que há em cada dia da minha nova vida, para me tornar uma pessoa melhor e poder acrescentar palavras de vida e ânimo a quem eu puder e para ser uma esposa melhor , e continuar a caminhada ao lado da pessoa responsável pelas minhas mudanças, melhora e crescimento.

"Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR,(Salmo 27:4)". 


A luz do nosso corpo está em nossos olhos, de sorte que, se nossos olhos forem bons, todo o corpo terá luz, mas se nossos olhos forem maus, nosso corpo será tenebroso. Se portanto, a luz que há em nós forem trevas, quão grandes trevas serão!!!(Lucas 6:22-23).




Senhor, nos ajude a contemplar o belo que há em todas as coisas! Assim nos tornaremos mais gratas às suas obras em nossas vidas e seremos pessoas muito melhores!
Obrigado Senhor, por cada dia em que posso ver a parte mais bela da minha nova vida e por cada dia que meu marido passa sem se drogar! Isso é extraordinário para mim!!!
Muita paz e gratidão para nós!!!
                                                                 Katia Usier