quinta-feira, 25 de agosto de 2011

RELACIONAMENTOS DESTRUTIVOS

Eu digo não!
Escolho dizer não para tudo e todo  o comportamento que possa me ferir, me diminuir, me expor, ou qualquer outro sentimento que me diminua.
É um grande passo quando conseguimos identificar um relacionamento destrutivo, e maior ainda quando conseguimos dizer não a ele. ISSO NÃO IMPLICA LANÇAR FORA PESSOAS, MAS SIM AS ATITUDES DAS PESSOAS  QUE TEM NOS CAUSADO DANO, SEJA EMOCIONAL OU PIOR AINDA, FÍSICO.
Muitas vezes, em nossas carências ,( principalmente nas de co-dependentes), insistimos em manter relações com pessoas que tem nos destruído, nos magoado, mentido para nós e quem sabe até, sobre nós, e isso causa tanta dor e tristeza, mas nos conformamos de certa forma, por pensarmos necessitar dessas pessoas ao nosso redor, isso é uma mentira. A mentira desse tipo de relacionamento, é que pensamos merecer isso.
Pensamos que somos responsáveis por sermos tratadas dessa forma, por causa do nosso jeito, das nossas fraquezas, defeitos e imperfeições. Uma vez em que acreditamos nessa mentira, nos envolvemos com ela, e passamos a vivê-la, sem questionamento.
Somos mal tratadas verbal, emocional e até fisicamente e não tomamos atitude nenhuma com relação ao nosso "destruidor".
Há algum tempo, esse tema tem me  incomodado. Senti vontade de escrever sobre isso, pois nas partilhas que temos feito, ouço e vejo o quanto minhas amadas irmãs e companheiras são massacradas por esse tipo de relacionamento. Vezes por maridos, outras por filhos e filhas e até mesmo em relações de pura amizade. Palavras que são afiadas como faca e cortam suas almas, abrindo feridas que só Jesus pode curar; expressões e respostas grosseiras, sem nenhum tipo de sentimento amoroso ou dócil. Isso amarga as nossas vidas, nos faz entristecidas e pode causar tantas outras doenças.
Em um relacionamento destrutivo, aquele que abusa destrói o centro do seu ser. Ele (ela), gradualmente, desgasta a pessoa que você é  até destruir a imagem saudável de quem Deus quer que você seja. Na presença do abusador , você se sente constantemente depressiva, definiu Stormie Omartian.
Eu mesma, como esposa, quantas vezes passei por isso. Esse tipo de palavra que matava minha alma, comportamento inadequado de um esposo que estava sob o efeito das drogas, na ativa.
Corri! Fui buscar socorro em Deus, no esconderijo do Altíssimo (Salmo 91), onde podia me esconder e ficar livre , descansar um pouco e sobretudo, aprender de Deus o que fazer.
Se formos aprender como são as (os) co-dependentes, suas características e definições são assustadoras. Eu fiquei estarrecida quando li alguma delas e disse a mim mesma: Senhor, eu sou 
essa monstra? Veja algumas delas: controlamos,irritamos,damos lição,gritamos,berramos,choramos,imploramos,subornamos,coagimos,rodeamos,protegemos,acusamos,caçamos,fugimos,tentamos convencer,tentamos desconvencer,tentamos pôr a culpa,seduzimos,preparamos armadilhas,vigiamos,demonstramos como estamos magoados,magoamos de volta para saberem o quanto dói,ameaçamos magoar a nós mesmos,damos ultimato,fazemos coisas,recusamos a fazer coisas,saímos porta afora,nos vingamos,ficamos quites e mais uma infinidade de um comportamento totalmente "dependente do dependente".
Descobri que eu também era um relacionamento destrutivo para meu marido e outras pessoas envolvidas em minha vida e então iniciei minha jornada pela melhora.
A não aceitação aos relacionamentos destrutivos começou aí. Assim como não quero ser uma destruidora, não quero ser destruída!
Há vida a ser vivida mesmo ainda sendo ou tendo comportamentos de co ou de dependência, uma vez que identificamos o problema e temos a vontade de nos tornarmos melhores.
Por trás de uma esposa, filho, filha, amigos ou parentes de dependentes químicos ou com comportamentos inadequados, há um ser humano que sente, que ama, que se emociona...
Apenas precisamos aceitar que somos amadas por Deus e receber esse amor sem perguntar nada, apenas recebê-lo. Isso é um grande passo para a nossa recuperação, para o nosso crescimento.


"Não saia da nossa boca nenhuma palavra torpe, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade , para que conceda graça aos que ouvem. Efésios 4:29


Ajuda-nos Senhor, a sermos as quais o Senhor escolheu para viver uma vida santa, cheia de amor próprio, gratas pela vida que tens nos dado, assim como a ser aquelas que fazem diferença em seus relacionamentos conjugais, afetivos, ministeriais, profissionais. Nos faz receber o Seu amor sem questionamento, sem explicação, mas apenas aceitá-lo e saber que nos ama apesar de tudo. Livra-nos dos relacionamentos que são doentios em sua natureza e nos ensina a ver e viver o crescimento no Senhor, Em O Nome de Jesus!
Nos abençoe Senhor!
                                                              Kátia Usier