segunda-feira, 22 de outubro de 2012

As Sombras


“Todos temos momentos do passado em que a dor emocional foi demais para suportar, então, nós a reprimimos na escuridão da sombra. Essa é uma parte inevitável da vida. Podemos correr, mas não temos como nos esconder. A sombra está sempre ligada a algum acontecimento traumático ou a uma combinação de momentos dolorosos.” Deepak Chopra


Não entender porquês na nossa ou na vida de alguém faz com que pensemos ou julguemos muito do que não sabemos.
Rotulamos as pessoas, somos injustos e até cruéis, pois não sabemos do que estamos falando. Entendo que o primeiro passo para ajudar alguém ou a nós mesmos, sejam as raízes.
É preciso vê-las; seu início, seu meio e pra onde elas estão indo.
Se são rasas, profundas, extremamente profundas;
Se estão nítidas ou escondidas;
Posso tocá-las ou não.
Esses dias, meu esposo faltou a dois compromissos familiares que entristeceu a muitas pessoas. Datas especiais, como casamento de sua única irmã e aniversário de 18 anos do nosso único filho, em duas recaídas aterrorizantes e seguidas. Mal me refiz da primeira e logo veio a segunda.
Já havia percebido um nível de ansiedade maior quando existia algum compromisso, mas desta vez, tive a certeza de que há algo lá no seu passado que o faz sempre se esconder, deixar de participar, falhar, faltar, se ausentar. Como se o compromisso o assustasse, aumentasse sua necessidade de buscar as drogas.
Muitas coisas passaram em minha mente, tive conceitos e preconceitos, o julguei, rotulei, fiquei brava, fui egoísta. Falei do que não sabia.
Pra mim era chamar atenção para ele mesmo. Disse a ele isso, que fazia de propósito para que as pessoas sentissem sua falta, que queria ser o centro das atenções e mais, muito mais.
Mas não era nada disso. Sua história diz muito mais que apenas o que “eu” achava que era.
São suas dores. Traumas. As sombras.
Algumas pessoas têm mais dificuldades para lidar com as dores e traumas, no entanto, todas precisam aprender a lidar com elas.
Somos a soma de emoções e acontecimentos ao longo de toda a vida, mas como lidamos com as situações dolorosas (ou não) é que nos diferenciam um dos outros.
Meu esposo é uma dessas pessoas que ainda não aprenderam a encarar suas sombras como bênçãos de crescimento e libertação. Para ele, dor, sofrimento, alguma situação nova, alegria extrema, responsabilidade, são assustadores, são emoções que causam medo, e esse medo gera fuga, negação.
Estamos, agora, caminhando para esse novo ciclo de amadurecimento entre nós, que é uma conversa franca sobre cada sentimento a respeito do passado e do presente. Sobre cada situação que ele tem enfrentado e como se sente ao passar por elas. São diálogos muitas vezes dolorosos, que trazem à memória tudo outra vez, e sei, que até a sensação física da dor é real nesses casos. Mexer nas feridas ainda abertas doem...doem mesmo.
Mas é necessário e urgente.
Temos que enfrentar a sombra, pois é desse enfrentamento que surgirá a libertação e não haverá mais culpa sobre os pais, esposas, professores, colegas de sala, relacionamentos que não deram certo.
Voltar onde tudo começou dentro de nós, entender como nasceram em nós as sombras, fará com as portas se abram, que flua uma nova vida, haverá entendimento de que elas foram necessárias para reconhecermos a luz.
Achei importante partilhar essa nova fase da minha vida como co-dependente porque muitas vezes errei, pensando e falando de coisas desconhecidas para mim. Situações que não passei, emoções que não senti, e isso me fez cruel com meu esposo muitas vezes. Se tivesse parado para perguntar, ouvir e  conhecer a história por detrás da doença dele, de tudo que ele viveu antes de se tornar um dependente químico, teria sido mais tolerante, ajudaria mais em sua recuperação.
Ainda estamos começando com tudo isso, mas já vejo resultados.
Estamos em dias de paz total, e quando tocamos nesses assuntos não há mais discussões. Preparamos um tempo para falar e ouvir um ao outro, pois o fato de eu não usar nenhum tipo de drogas, não me faz isenta das “sombras”. Meu marido precisa de mim, mas eu necessito dele. É uma parte minha, da minha vida, da minha história. Casados, somos um, com uma aliança em Deus que é infinita, por isso precisamos aprender que cada um é importante, e juntos, somos mais fortes.
Mais uma vez, que Deus nos ajude a viver e a deixar viver;
Nos ajude a ajudar e nos dê a força da qual precisamos para continuar.


Tu, Senhor, és minha lâmpada;
O Senhor derrama luz nas minhas trevas.”2 Samuel 22:29