quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mudar as Regras Pode Ser Bom

O desenho falou sobre a primeira família que habitou na terra, onde o pai era daqueles que não aceitava mudanças. A fala rotineira era: "Sempre tenha medo, pois ele nos mantém vivos."
A mãe não disse nada até mais da metade do filme, o filho só fazia bobagens, a caçula era raivosa, avó era odiada pelo pai, como toda historia com sogras, e a filha mais velha...
Ahh! então, ela não aguentava mais viver todos os dias da mesma maneira, ouvindo seu pai falar sobre o medo,  ordenando que se mantivessem da mesma forma, fazendo tudo igual, seguindo as mesmas regras. Regras essas que já não estavam mais dando resultados positivos. Era primata, a terra estava por sofrer a sua primeira destruição, aquela da era dos dinossauros, onde meteoros caíram e fizeram enormes crateras, destruindo tudo. Era preciso sair em busca de um lugar mais seguro que a "caverna" onde estavam até agora, mas e o medo? Sair da escuridão da caverna era ter que ir para o sol, para a luz, para o amanhã.Desconhecido. Temido.
Bem, no decorrer desta história, surge outro personagem, oposto aos demais, cuja família estava morta, e a ultima frase que ouviu de seus pais foi: "Nunca se esconda".
Isso fez toda a diferença na sua vida.
Ele escolheu então viver de forma que seguisse para frente, para o amanhã, mesmo que estivesse meio longe, meio desconhecido. Ele escolheu ter e executar idéias, viver mudanças,mesmo que fossem por um dia. Escolheu tentar. Foi para o Sol, para a claridade. E seguindo seus passos, até chegar o final da história, todos os daquela família, começaram a mudar de atitudes, tentar coisas novas, mudar as regras, já que as antigas já não estavam mais funcionando e desta maneira, por último, o pai resolveu ceder e mudar também. Demorou um pouco mais que os outros, dado á sua teimosia, mas valeu a pena no final. Conquistaram um lugar muito melhor para viver, escaparam da catástrofe, a família cresceu, se agrupou, melhorou, e o medo diminuiu; deu lugar às novidades.
Essa pode ser neste momento a minha, a nossa história.
O medo paralisa. Faz com que continuemos presas à escuridão. É preciso mudar de regras.
Com meu marido dependente de drogas e minha vida de co-dependente, algumas coisas pararam de funcionar. Gritar não resolve, então vou parar de gritar.
Boicotar a fala também não tem mais efeito, então vou falar se for preciso;
Deixar de fazer coisas, de sair, trabalhar, estudar, ser útil, não o faz parar de usar drogas, e nem o faz mudar de comportamento, vou viver a vida e deixá-lo viver, desapegar com amor, deixá-lo arcar com consequências que ele mesmo procurou por causa desse comportamento inadequado.
Vou mudar as regras por aqui, sair da escuridão que me prende e buscar o amanhã ensolarado.
Insistir que é preciso cuidar da doença, se tratar, buscar ajuda, mas se não quiser, não posso viver a sua escolha.
Nesta história de dependência química, não tem lugar para regras que não funcionam.
Na nossa história de ajudadoras, não há espaço para o medo, pois uma coisa que não podemos ficar é paralisadas, e o medo nos paralisa.
Primeiro mudo meus pensamentos, com minha mente aberta às mudanças, trago à boca falas, palavras de vitória, de esperança, que logo, se materializam em atitudes novas, que resultarão em  dias novos.
Tentar pode ser um caminho que nos tire desta escuridão e nos proporcione dias de sol...


Nenhum comentário:

Postar um comentário